24.3.12

O corpo funcional - parte 1

Enquanto eu não arrumo os vídeos das minhas desqualificações nas pistas do Américas e Caribe, vou seguir discutindo assuntos aleatórios e importante aqui no blog. :)




Um dos meus tópicos favoritos para discussão dentro da cinofilia é: criação de cães. Trata-se de um tema extremamente polêmico e que costuma deixar as pessoas nervosas (inclusive eu) porque as divergências nesse âmbito são inúmeras. Criar para saúde? Para temperamento? Para estrutura? Tudo? Nada? O que é saúde? O que é temperamento? Enfim... 


Pastor Alemão: uma dos alvos favoritos para os críticos
das criações de exposição
Hoje, deixarei a maior parte dessa discussão de lado e me focarei em um tópico específico que me encanta, mas que é o terror daqueles que dizem querer criar cães funcionais e para trabalho: a estrutura.


Teoricamente, estudar estrutura significa tentar identificar, no conjunto da obra, quais características físicas facilitam ou prejudicam a função específica do cão e selecionar tais características na criação. A idéia é que o cão com o melhor temperamento do mundo não pode executar o seu trabalho adequadamente sem um corpo que facilite a tarefa. E o contrário também é verdadeiro, um cão com o corpo perfeito não pode ser um bom trabalhador se possuir um temperamento problemático ou pouca saúde.


Logo nesse primeiro momento, já podemos analisar uma falha lógica seríssima na criação de cães visando principalmente uma melhora estrutural. Não adianta nada criar um cão com um corpo adequado que não possua outras características vitais para o trabalho. 
Historicamente, a criação de cães tipo show começou com o pé errado por causa dessa suposição extremamente incoerente, a de que era possível criar um cão mais adequado para o trabalho apenas selecionando a conformação. É claro que é bem possível (e mais coerente) que essa seja a justificativa para esse tipo de criação e não o seu real objetivo.


Mas aí, encontramos um segundo impasse. Quais características físicas são desejáveis e quais não são? Para debater essa questão, deixarei um desafio a todos. Abaixo estão três fotos de três poodles standard diferentes (poodle 1, 2 e 3), assim como uma breve descrição (A, B e C) do tipo de movimentação dos cães especialmente durante a prática de agility. Não vou citar a fonte desse material por enquanto pra ninguém conseguir roubar, rsrs.



E aí, me digam vocês! Qual descrição corresponde a cada cão?






Poodle 1
Poodle 2


Poodle 3





A. Esse cão foi o poodle standard mais premiado no agility americano por dois anos. Ela frequentemente consegue bater Border Collies e se qualifica para as seletivas para o Mundial de agility todo ano. Ela consegue fazer curvas tão curtas e tão rápidas quanto qualquer outro cão no agility. Ela tem pouca velocidade ao correr mas compensa com sua grande habilidade em saltos. Ela também consegue acelerar muito rapidamente. Se o percurso for cheio de curvas, ela vai muito bem. Se o percurso é longo com muita corrida e espaço entre os obstáculos, ela será bem mais lenta devido a sua falta de velocidade.
Ela é uma nadadora muito boa, mas não é a nossa mais poderosa, no entanto, ela é um cão de caça ("game dog") e tentará de tudo. Ela busca muito bem.





B. Esse cão salta em excesso, pula muito antes e joga suas patas anteriores acima de sua cabeça ao saltar. Quando está correndo solta com outros cães, ela é incapaz de abaixar seu centro de gravidade, mesmo que só um pouco. Ela não consegue fazer curvas e é nossa poodle mais lenta. Ela é terrivelmente desajeitada. Sua pernas traseiras ficam muito atrás de seu corpo quando ela corre e assim, ela tem pouquíssima força nos posteriores. Ela não consegue nadar nem para salvar sua vida. Ela afunda como uma pedra e, apesar de termos tentado de tudo para ajudá-la a aprender, ela simplesmente não consegue nadar. Ela se movimenta mal e tem dificuldade de colocar seus posteriores abaixo de seu corpo, então sentar é bem dificil para ela. Ela mal consegue se abaixar para fazer xixi.




C. Esse cão é o mais rápido de todos mas tem problemas para fazer curvas e não consegue abaixar seu centro de gravidade com facilidade. Ela salta melhor que todos e é a mais atlética dos 4, mas não é a mais rápida no agility pela sua dificuldade de fazer curvas. Ela também pisa em falso quando corre e quando faz o slalom, o que é ineficiente. Isso não a deixa mais devagar no chão, mas a atrapalha no slalom. Ela é nossa melhor nadadora e a mais rápida, ama buscar o que quer que seja, independente da temperatura ou do lugar.


5 comentários:

  1. Acredito que os poodles sejam: 1B, 3C e 2A. Não sei se estou certa, mas segundo as características escolhi assim.

    O assunto "estrutura" é mesmo muito polêmico, uns são a favor, outros contra. Acredito que tudo vai de criador para criador, tem uns que transformaram alguns PAs em "sapo", outros são mais responsáveis e sabem o limite. Eu prefiro os cães de trabalho, mas já vi muitos cães de trabalho com problemas no próprio trabalho, exemplo: conheci um canil (não citarei o nome) de cães pastores (Collie e PA) onde os dogs não tinham o instinto, não sabiam e nem se interessavam pelo trabalho.
    É difícil falar sobre esse assunto, pois muitas vezes nos contradizemos com as opiniões.
    Quanto ao quesito "temperamento" acredito não venha do criador, pois o temperamento o dono molda...mas isso é como EU penso.

    Carol, adoro os seus textos, são sempre muito bem bolados e de muito bom conteúdo. Realmente, admiro esse blog! =)

    ResponderExcluir
  2. Bom...eu não sei nada de estrutura. Nada mesmo! Só sei que a descrição da B é a Nina! Hauahuahaa! A coitada corre e cai pro lado, faz Rampa e cai com a bunda no chão! @_@ E salta que é um horror..

    1 c
    2 a
    3 b

    Vamos ver o que dá!

    ResponderExcluir
  3. muuuuito bom o post! como sempre rs, parabéns mesmo =D

    pra falar a verdade eu não sei muito sobre estrutura, quando se trata de borders eu ate desenrolo alguma coisa rs, mas sobre outras raças eu não sei nada =P mas eu acho que é 2A, 1B e 3C

    ResponderExcluir
  4. 1B, 2A, 3C

    A única certeza que eu tenho é que a 2 é A e o resto foi pelo meu "achômetro". Sou totalmente contra criadores que colocam estrutura em segundo plano e abomino as criações de exposição. Adorei o post e o assunto me interessa muito, quero ser avisada quanto tu postar a respeito de novo!!

    ResponderExcluir
  5. Como disse no Facebook eu não entendo muito de estrutura, muito menos de poodle kkkk. Mas vai aí um chute (não ligue se eu errar tudo ok? kkk)

    A3 B1 C2

    ResponderExcluir

Área livre para resmungos. A gente até libera, mas odeia anônimos.